top of page

Como aprender inglês rápido? Dá pra aprender inglês somente com séries? A realidade.

Atualizado: 17 de out. de 2023

Aprender uma nova língua é uma jornada empolgante, mas muitos se perguntam: é possível aprender inglês rápido? A resposta não é tão simples quanto parece e depende de vários fatores. Vamos mergulhar nesse tópico e descobrir a verdade por trás dessa questão.

Qual nível de inglês você quer chegar?

Primeiro é importante entender qual é a sua necessidade e qual nível de inglês você deve chegar para atingir seu objetivo. De acordo com a pesquisa do Cambridge, 350-490 horas de aprendizagem guiada são necessárias para avançar do zero até o nível intermediário. E mais 680-960 horas para chegar naquele inglês proficiente que todos desejam. Se a sua expectativa for aprender TODO o inglês em um mês, vai ter que encaixar pelo menos mil horas de estudo nesses 30 dias. O que é impossível se você fizer a matemática.

A tabela abaixo, retirada de um paper publicado pela Cambrigde Press em 2018 mostra quantas horas de estudos guiadas por um professor são necessárias para um adulto chegar em cada nível:

Nível (CEFR)

Horas de Estudo Guiadas¹

Cumulativo de Horas de Estudo Guiadas²

Semanas para Alcançar a Partir do Nível Abaixo³

Horas Adicionais por Semana para Completar em 35 Semanas*

C2 - Proficiente

C1 - Avançado

B2 - Intermediário Avançado

B1 - Intermediário

A2 - Básico

A1 - Iniciante

1 Horas de estudo guiadas com direcionamentos de um professor.

2 O número total de horas de estudo necessárias para alcançar o nível a partir do nível iniciante.

3 O número de semanas necessário para progredir para o próximo nível seguindo um programa de 2 horas em sala de aula mais 2 horas de lição de casa por semana.

* O tempo extra de estudo por semana necessário para completar o nível em um período de 35 semanas.

Muitas vezes as promessas de aprender inglês tem asteriscos “*de pré-intermediário até intermediário no curso intensivo 5 vezes na semana / 4 horas por dia”. Aí o professor dentro de mim fica contente porque essa é uma promessa que pode ser entregue, sim.

Mas sejamos realistas, como adultos devemos pensar como encaixar de aprender uma nova língua de uma forma que encaixe na nossa rotina e na nossa cabeça, junto as outras preocupações e responsabilidades que a vida adulta traz.

Dá para aprender inglês escutando música, jogando games ou assistindo séries?

E sobre aprender inglês só escutando música ou assistindo séries? Para quem já assistiu Pokémon e Naruto, como está seu japonês? Provavelmente inexistente ou bem básico, pois a aprendizagem de qualquer língua inclui proficiência nas quatro habilidades: conseguir ler, escutar, escrever e conversar em certo idioma.

A importância das quatro habilidades linguísticas

As habilidades receptivas como a leitura e escuta você realmente consegue aprimorar com muita exposição às essas atividades, seja assistindo séries, vídeos no YouTube, escutando música e podcasts, já a fala e escrita necessitam de prática, como?... Adivinha? Com fala e escrita, principalmente quando tem bastante feedback de qualidade e correção de um professor. E até que a inteligência artificial consiga melhorar seu pensamento crítico, nós vamos seguir aprendendo com outras pessoas!

A Abordagem da Flipped

Já que não tem como evitar horas de estudo e envolvimento dos mentores, podemos pelo menos usar os dois com mais eficiência possível, igual a gente faz na Flipped. O estudo tem que ser feito, mas não precisa ser nas horas fixas, por isso que nós disponibilizamos as atividades no Google Classroom para alunos fazerem em qualquer momento da semana, para depois poder aproveitar as aulas ao vivo e focar na conversação. Nas turmas pequenas de até 6 alunos, o feedback fica muito mais personalizado e de alta qualidade.

Que tal agendar seu teste nível para descobrir onde você está e quanto falta para chegar no seu objetivo? Procure um horário no link ou fale conosco!