Como escolher um Curso de Inglês Online? Comparamos os principais métodos.

Atualizado: 19 de out. de 2023

Como Escolher um Curso de Inglês Online Ideal Pós-Pandemia? Descubra os Principais Formatos, a diferença entre eles, e qual é melhor para você!

O universo do aprendizado online de inglês explodiu pós-pandemia. Com tantas opções, como saber qual é o melhor modelo para você? Analisamos os três principais formatos: Curso gravado, plataformas de conversação com um nativo e acompanhamento com um professor especializado.

Curso Gravado:

Esse tipo de curso permite que os estudantes aprendam no seu próprio ritmo, acessando o conteúdo quando desejarem. Geralmente, não há interação ao vivo com instrutores, e os alunos dependem principalmente de materiais de apoio e fóruns para esclarecer dúvidas. Suas principais características são:

• Flexibilidade: Estes cursos oferecem a vantagem de aprender no seu próprio ritmo. o que pode ser uma vantagem para aqueles que têm horários irregulares, ou gostam de estudar em horários mais alternativos.

• Economia: Como não há necessidade de interação com professores em tempo real, esses cursos geralmente apresentam um custo mais acessível, tornando-se uma escolha mais vantajosa para aqueles que buscam economizar.

• Autonomia: A flexibilidade te dá autonomia para poder estudar como, onde e quando quiser. No entanto, vale ressaltar que isso também exige muita responsabilidade e disciplina.

Conversação com Nativos:

Esse método prioriza a prática da língua através da conversação com falantes nativos ou mesmo estrangeiros fluentes. Geralmente ocorre via plataformas ou aplicativos que conectam alunos com pessoas fluentes para sessões de bate-papo que variam de 20 minutos até uma hora. A ênfase está na prática oral e na imersão, mas pode não ter uma estrutura curricular rígida. Suas principais características são:

• Imersão: Conversar com um falante nativo pode oferecer insights culturais e um sabor autêntico da língua.

• Diversidade: Com a variedade de aplicativos disponíveis, você poderá conversar com pessoas de diferentes partes do mundo, enriquecendo sua percepção sobre diferentes sotaques e culturas. Porém, existe a falta de feedbacks construtivos e acompanhamento do desenvolvimento do aluno.

• Autonomia: Como no formato de vídeo gravado, este formato exige disciplina pois normalmente o aluno precisa ir atrás de agendar cada uma das aulas em um horário disponível.

Método Flipped – A reviravolta do modelo tradicional:

O modelo tradicional, onde você aprende na sala de aula e depois fixa o aprendizado com lição de casa ou trabalhos, já conta uma grande vantagem dos demais modelos já citados por ter um professor que te acompanha ao longo do seu aprendizado, porém, com o método Flipped Classroom ou Sala de Aula Invertida, que utilizamos na Flipped, esse momento com o professor é otimizado.

Essa é uma abordagem pedagógica moderna onde os alunos são primeiro introduzidos aos conceitos de aprendizado através de estudos individuais, como assistir a vídeos ou ler textos, no seu ritmo e onde quiser. Posteriormente, o tempo em sala de aula (sessão ao vivo e online) é usado para aprofundar esse conhecimento através de discussões, práticas e atividades interativas. Esse método combina o melhor dos estudos autônomos e interativos, permitindo um aprendizado mais personalizado. As principais características do método da Flipped são:

• Estrutura e Suporte: Em uma turma de no máximo 6 alunos, cada estudante recebe a atenção necessária, garantindo que suas dúvidas sejam abordadas e suas habilidades aprimoradas.

• Feedback Continuado: A interação contínua com um professor extremamente qualificado assegura feedback construtivo e correção em tempo real.

• Comunidade de Aprendizado: Estudar com o mesmo grupo cria um senso de comunidade e pertencimento, incentivando a prática e o aprendizado colaborativo.

• Combinação Ideal: Com uma mescla de estudo autônomo e sessões práticas no Zoom, o Método Flipped oferece uma abordagem equilibrada para dominar o inglês.

Conclusão: O universo dos cursos de inglês online é vasto, e encontrar o formato que você vai se adaptar melhor é primeiro passo.

Se você busca uma jornada estruturada, com suporte e divertida para evoluir no inglês, o Método Flipped é comprovado por mais de 600 alunos desde seu lançamento e têm turmas iniciando ao longo de todo ano.

Ficou interessado? Agende um bate papo para entender seu nível de Inglês e conhecer mais sobre o nosso curso!